Restelo 5
Moradia V4
Estrutura: Betão
Década de construção: 40
Intervenção: Design de Interiores,
Licenciamento,
Direção e Execução de Obra
Obra: Remodelação Integral
Materiais Utilizados
A nossa intervenção
Projeto integral, incluindo todo o processo de licenciamento junto da CML, para a ampliação de uma moradia geminada no histórico bairro do Caramāo da Ajuda, conluido em 2020.
Tal como todas as construções deste bairro, a estrutura original era de fraca qualidade e de areas muito reduzidas, pelo que a opção recaiu na demolicao integral, com manutenção e estabilização da fachada original, condicionante da CML para estes conjuntos geminados.
A construcao de toda a area habitavel foi executada em betao armado, com cobertura em telha na fachada principal e cobertura plana na zona ampliada. Cumprindo o PDM de Lisboa, foi possivel construir 150 m2, que se desenvolvem por 2 pisos.
O piso 0 ficou dedicado às funções sociais e nele encontramos a cozinha, uma zona de trabalho e de refeição e ainda a zona de estar em openspace, com ligacao direta para o logradouro atraves de um envidracado em toda a largura da sala.
A cozinha, assume se como parte integrante do espaço social, mas pode ser ocultada atraves de 2 portas em painel que se recolhem integralmente no interior da parede, o que permite diversidade na utilizacao, mais formal ou mais fluida.
No piso superior, três quartos, um deles ensuite, com generosos roupeiros.
Dada a impossibilidade de aumento de cercea, o sotao que tem assim uma altura reduzida, seve apenas para arrumos extra e para acesso à zona tecnica de apoio às AQS e p manutenção à cobertura plana.
O terreno bastante desnivelado de origem, permitiu ainda assim criar 2 zonas distintas exteriores, a primeira com pavimento em deck composito, permite ampliar a sala em dias de calor, uma vez que se encontra à mesma cota interior e a zona de jardim a uma cota superior, que se separa da primeira por escadas e 2 grandes canteiros desenvolvidos em escada, para garantir a visibilidade do jardim pelo interior.
Em contraposição à manutencao da fachada principal, toda a ampliação a tardoz, resulta numa construcao contemporânea, um volume único, linear, com cobertura plana, que privilegia a maximizacao do espaço interior.
Para o design de interiores, sabendo que a exposicao solar era limitada, foram tomadas opções que resultassem num bom equilibrio de custo e funcionalidade, maximizando a luz natural, com a continuidade dos espacos e com todos os elementos de carpintaria em branco.
Foram criados espacos de arrumação complementares, como o espaco de desvão da escada, com práticos gavetőes, que se fundem visualmente com os restantes elementos.
Nas casas de banho, a intemporal relação branco/preto foi aplicada, com elementos de pastilha de vidro e de mármore. Um classico contemporâneo. Na casa de banho social, de reuzidas dimensoes, optámos por criar um ambiente denso e envolvente que constrasta com a luz tao imenientemente presente nos restantes espaços.