Lumiar 3
Apartamento T4
Estrutura: Betão
Década de construção: 90
Intervenção: Design de Interiores,
Direção e Execução de Obra
Obra: Remodelação Integral
Materiais Utilizados
A nossa intervenção
Trata-se de um amplo apartamento com 4 quartos e 1 sala de excelentes áreas, integrado num bloco de apartamentos relativamente recente, mas que se encontrava de origem.
Sendo um primeiro andar numa área da cidade onde imperam altos edifícios a mais dificuldade deste Projeto foi encontrar solução que trouxessem maior luminosidade ao espaço.
Assim sendo além de modernizar o espaço, pretendíamos dotá-lo de maior conforto e trazer-lhe mais luz, o que foi conseguido através da escolha de uma palete de cores claras, seja para os novos revestimentos seja na recuperação das madeiras existentes que serão lacadas em obra.
Em termos de climatização e de aquecimento de águas sanitárias optou-se pela solução que apresenta melhor prestação energética, as bombas de calor.
Serão ainda instaladas novas infraestruturas técnicas (água, esgotos e eletricidade), aplicado estuque de acabamento liso integral, serão aplicados tetos falsos integrais com vista a uma uniformização do espaço, já que se trata de uma construção de betão cuja estrutura está muito evidente e é necessário uniformizar paredes e tetos para assim conseguirmos uma melhor planimetria e um espaço mais equilibrado. A execução de tetos falsos permitiu-nos criar 2 níveis no teto da sala com 3 zonas de iluminação distintas, através da conjugação entre iluminação indireta e downlights.
Cozinha, instalações sanitárias, rodapés e pavimento, equipamentos elétricos, etc., tudo foi removido e reestruturado de forma integrar acabamentos de qualidade superior.
As portas serão recuperadas já que apresentavam uma boa qualidade e bom dimensionamento.
Optámos por manter uma única linha para o design de interiores das instalações sanitárias criando um ambiente de continuidade.
Na cozinha foi dado destaque à integração de uma zona de refeição a utilizar diariamente, cujo conforto é conseguido pela utilização de um candeeiro suspenso baixo e uma mesa de madeira maciça em contraste com as linhas mais depuradas do mobiliário de cozinha.
O resultado será um espaço ainda amplo mas com harmonia e fluidez.