Cascais 6
Estrutura: Betão
Década de construção: 90
Intervenção: Design de Interiores,
Direção e Execução de Obra
Obra: Remodelação Integral
Materiais Utilizados
A nossa intervenção
Neste apartamento T3 Duplex executámos uma remodelação integral com o objetivo primário de salientar e enaltecer a amplitude e luminosidade da sala de estar determinadas pelo pé direito e excelente exposição solar.
No nível superior deste Duplex tínhamos 4 espaços, sala de estar, sala de jantar, copa e a cozinha demasiado compartimentados, que foram agora unidas num conceito de openspace e com verdadeiro destaque à cozinha, valorizando a partilha do tempo em família.
O pavimento original da sala em pedra moleanos com moldura em amarelo negrais foi mantido e evidenciado com o contraste criado na zona de ampliação onde aplicámos madeira natural IROKO, cuja tonalidade foi recriada em todos os elementos de carpintaria usados neste piso, móveis de cozinha, balcão de refeição e na estante da sala. Na cozinha foi usada uma conjugação de materiais entre o lacado e o folheado de madeira que torna o espaço mais acolhedor e parte integrante do espaço de estar.
A separação de usos é conseguida e demarcada pelos diferentes pavimentos e pelo rebaixo do teto falso que geram dois ambientes distintos mas em harmonia.
O pé direito da sala sai destacado com introdução de uma enorme estante com iluminação indireta que cobre toda a zona onde originalmente se encontrava uma lareira que não estava em uso.
Este elemento de madeira natural além de criar a ponte visual com a zona de refeição, envolve o espaço e ao mesmo tempo que destaca a altura também acolhe o espaço da forma como só a madeira natural consegue fazer.
As instalações sanitárias que ainda se encontravam de origem foram totalmente renovadas e alteramos o layout de forma a criar espaços acolhedores mas muito funcionais, com muita arrumação e amplos espelhos que trazem dimensão e caracter.
Na suite a instalação sanitária foi ligeiramente reduzida de forma a conseguir obter o espaço necessário à criação de um walking closet.
Nos restantes espaços além da intervenção técnica com todas as redes de gás, eletricidade, climatização, águas e esgotos a serem renovadas foi feita uma intervenção global com a substituição de portas, rodapés e armários, pinturas gerais e requalificação dos pavimentos originais.
Alguns detalhes, como os guarda corpos das escadas e varandas em vidro integral trouxeram a contemporaneidade pretendida, mantendo a traça e espirito tradicional.